CNH Digital: como fazer e o que levar em consideração?
Se você esqueceu sua carteira de habilitação em casa e só percebeu no caminho, certamente vivenciou momentos de emoção e, por isso, vai comemorar essa interessante alternativa chamada CNH digital.
Além de não precisar carregar sua CNH na carteira, você liberou o documento imediatamente. Esta versão eletrônica pode ser baixada para o seu celular por meio de um aplicativo e substitui o documento físico.
A CNH digital certamente reduziu a burocracia e revolucionou o acesso aos documentos. No entanto, ainda ficam muitas dúvidas sobre sua vantagem. Por isso, para ajudar você a não entender esta versão, preparamos este conteúdo completo.
O que é CNH digital e como funciona?
É muito comum que alguns motoristas, principalmente aqueles que compram o primeiro carro, deixem a carteira de motorista em um veículo que não seja a bolsa ou o carro. Neste caso, por exemplo, existe o risco de multa se você parar em uma parada de trânsito. Por fim, o motorista não concorda com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Uma solução para solucionar o problema é, portanto, a CNH digital desenvolvida pelo DENATRAN e SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). A CNH digital, também conhecida como ECNH ou CNH eletrônica, é uma versão eletrônica da carteira nacional de habilitação.
A solução está disponível em um aplicativo que armazena todas as informações contidas no documento em papel, como número de registro, foto, categoria, validade, etc. A CNH digital funciona como documento físico e tem o mesmo valor jurídico.
Essa alternativa visa facilitar o acesso à CNH a qualquer hora, em qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel. Portanto, os motoristas estão isentos de portar uma carteira de motorista em tempo integral impressa.
Vale ressaltar que a CNH eletrônica é vista como uma alternativa inovadora, sustentável e tecnológica. Desde o início de 2018, esta opção tornou-se uma tábua de salvação para muitos motoristas desatentos.
Carteira de motorista digital: Como Funciona?
Para solicitar a CNH digital, você deve ter o documento impresso e atualizado disponível, que deve incluir o código QR no verso. Se você quiser fazer todo o processo online, também precisará de um certificado digital.
Caso não tenha, terá que ir pessoalmente ao DETRAN para realizar o procedimento. Portanto, para solicitar o documento eletrônico online, é necessário acessar o site do DENATRAN e realizar a seguinte operação:
- Vá para Cadastro;
- Digite as informações solicitadas;
- Então você receberá um endereço (link) de ativação no e-mail;
- Abra o e-mail e ative o link, de acordo com o orientações;
Depois disso você tem que ir ao DETRAN onde tirou sua licença impressa para validar todos os dados. Se você já está usando o certificado digital, pode fazer tudo online;
Então baixe o aplicativo eletrônico da CNH, conhecido como CDT (Carteira Digital de Trânsito), aplicativo oficial do Denatran que coleta todos os seus documentos de transporte digitalmente em seu smartphone, com o mesmo valor legal dos documentos impressos e com total segurança.
Lembre-se que o aplicativo está disponível nas versões iOS e Android.
Tenha muito cuidado com aplicativos falsos;
Após baixar o aplicativo, você precisa inserir o código que recebeu por e-mail. Então você tem reconhecimento facial biométrico para evitar fraudes;
Por fim, você precisa inserir o contato do seu celular e criar uma senha. Lembre-se de que você será solicitado a inserir essa senha toda vez que abrir o aplicativo.
Quanto tempo leva para preencher uma CNH digital e a que custo?
Este processo é muito rápido, leva apenas 20 minutos e é emitido imediatamente. Não são cobradas taxas para os condutores com a versão em papel mais recente da carta de condução, ou seja, a versão emitida a partir de maio de 2017.
Agora os motoristas que possuem uma versão mais antiga da carteira de habilitação devem solicitar uma cópia exata do documento ou renovar o formulário para solicitar o documento digital. É importante ressaltar que não é necessário esperar o vencimento da CNH para renová-la.
Quem pode solicitar uma carteira de motorista digital?
Como dito, a CNH eletrônica está disponível para todos os motoristas que possuem o QR code no verso do documento impresso. Este código escaneável está presente nas carteiras de habilitação emitidas a partir de maio de 2017.
É importante lembrar que os motoristas que não possuem este modelo têm duas opções: renovar a carteira de habilitação ou solicitar a duplicata do pagamento da CNH, conforme, desta forma ela chega com o QR code.
Se o motorista estiver cadastrado no sistema de notificação eletrônica, basta solicitar a CNH digital pelo portal do Denatran com o nome de usuário e senha que você já possui.