Meu INSS – Como usar o aplicativo?
Quando falamos em INSS – Instituto Nacional de Seguro Social – precisamos compreender que todo o nosso histórico previdenciário se encontra nele, isto é, todos os nossos benefícios, como, por exemplo, a aposentadoria, estarão disponibilizados para visualização no aplicativo do “MEU INSS”.
Para acessar o aplicativo – pela primeira vez – será necessário ter em mãos a Carteira de Trabalho, o CPF e um e-mail para o cadastro.
O procedimento para verificar o histórico no INSS pode ser feito tanto pelo smartphone, quanto por qualquer outro meio que possua internet, como é o caso de um computador, bem como um notebook.
Seguindo um modelo de telefone Android, você deverá baixar o aplicativo em seu celular, a partir da pesquisa realizada na Play Store (ou Google Play), que nada mais é do que um aplicativo próprio do celular para baixar outros apps.
Logo, ao digitar na barrinha de pesquisa “MEU INSS”, pesquise e baixe o aplicativo que consta ser do Governo do Brasil, para depois não sofrer qualquer tipo de inconveniência, haja vista que, na atualidade, temos vivenciado muitas tentativas de golpe, portanto, mantenha-se atento.
Após instalado, clique em “abrir”, você será direcionado à página principal do aplicativo que lhe apresentará as suas funções e modos de uso.
Há duas possibilidades de seguir adiante, você pode deslizar o dedo na tela até chegar ao final das apresentações, ou também pode selecionar a opção “próximo”, a qual se encontra na parte superior, à direita, de seu smartphone.
Assim, clique em “cadastre a sua senha você mesmo”, esse campo está na parte inferior da tela apresentada.
Nessa etapa, certifique-se, pois se já possuir um cadastro, apenas clique em “entrar”, se não for o seu caso, você pode escolher tanto por “cadastrar a senha”, essa opção geralmente é usada por quem já possui o cadastro no aplicativo, mas que se esqueceu da senha.
Ou em “inscrever-se no INSS”, para quem deseja criar uma conta.
Tendo em vista estarmos ensinando “como usar o aplicativo”, aconselhamos que para o primeiro acesso selecione o campo de “inscrever-se no INSS”, logo, aparecerá as várias formas para se cadastrar (a partir do número de telefone, CPF, Carteira de trabalho, etc.).
Contudo, sugerimos que utilize a modalidade de CPF, uma vez ser mais confiável e seguro.
Pronto!
Insira os seus dados nos respectivos espaços; e faça as devidas verificações.
E, então, estaremos dentro do app de forma cadastrada.
Ressaltamos que é sempre importante manter todos os dados solicitados devidamente inseridos e atualizados, porque trata-se de um site super interessante para qualquer cidadão na comunicação – e relação – com o Governo Federal.
Certificamos que, às vezes, é possível que o site demore para reconhecer o novo cadastro, mas não desista.
Isso acontece apenas por uma condição de segurança que o aplicativo proporciona, já que as informações são totalmente confidenciais, e pertencem somente ao indivíduo.
Assim sendo, aguarde por alguns minutos e entre novamente.
Posteriormente a essa fase de cadastramento e verificações, não se esqueça de anotar o seu login e senha.
Para conseguir acessar aos serviços do aplicativo, ele produzirá uma série de perguntas referentes ao seu histórico profissional e previdenciário, justamente para completar o seu cadastrado de modo eficiente e único – com toda a segurança possível.
Responda a todas às questões de forma sincera para que o aplicativo compreenda que é você mesmo quem requer o acesso ao INSS.
Feito!
Agora você consegue realizar simulados de quanto sairá a sua aposentadoria, bem como quando irá aposentar.
Pode também verificar se possui algum benefício a ser retirado, agendar e solicitar serviços, verificar o extrato de imposto de renda, entre outros.
Aproveite! Tudo rápido e prático.